sábado, 23 de outubro de 2010

INCIANDO NO AEROMODELISMO

Este guia tem a finalidade de ajudar aqueles que pretendem iniciar no aermodelismo, porém contar com a ajuda de alguém que já pratique o esporte/ciência será de extrema importância.
O sonho de voar sempre esteve presente em nossas mentes desde quando o mundo é mundo. Muitos homens tidos como malucos tentaram com muito custo voar…. Até que conseguiram inventar o famoso avião. O aeromodelismo permite voar com os pés no chão e qual de nós nunca sonhou quando garoto em ter um aeromodelo ?
Neste artigo pretendo explicar o máximo possível sobre estes pequenos notáveis, um aeromodelo nada mais é que um avião em escala reduzida.,possui os mesmos comandos básicos e utiliza basicamente os mesmos princípios de aerodinâmica. Praticar este esporte ciência pode ser muito gratificante.
Tentar iniciar no hobby sozinho é sinônimo de quebra (ou “lenha” como se diz na gíria) e prejuízo, portanto pedir ajuda aos mais experientes, visitar clubes, enfim procurar se informar ao máximo é primordial para se ter um início tranquilo e sem frustrações. Não existe uma idade mínima para se iniciar no hobby, com a ajuda de um adulto, uma criança de 10 anos está apta ao aprendizado que varia em tempo de uma pessoa para outra. Crianças geralmente aprendem mais rápido. Um adulto leva em média dois meses (voando aos finais de semana) para decolar, voar e pousar sozinho o seu aeromodelo com segurança.
Um aeromodelo não pode ser tratado como brinquedo. Por isso o aeromodelismo deve ser praticado em locais próprios ou em locais que não tenham muitos obstáculos, como postes, árvores e torres de alta tensão, e longe da cidade para se evitar qualquer tipo de acidente.

A escolha do Modelo

A escolha do aeromodelo também é fundamental para um bom aprendizado.
O modelo mais indicado para um iniciante no aeromodelismo rádio controlado são aqueles com comandos proporcionais, ou seja, tem suas superfícies de comando (profundor, leme, etc) movidas por pequenos motores elétricos chamados Servos, qualquer modelo que voe sem comando proporcional será extremamente difícil de controlar. Também recomendo que se voa em primeiro lugar um modelo asa alta (com a asa sobre a fuselagem) pos geralmente são mais fáceis de controlar.
Servo e como são instalados em um aeromodelo:
O modelo para iniciantes tem como principais características vôo estável e fácil de pilotar, ou seja, bastante dócil nos comandos. Nestas características se encaixam os modelos Asa Alta e os Planadores.
Os aeromodelos de asa alta ou mesmo os planadores normalmente são mais lentos, têm um maior planeio e seus comandos são mais suaves. Existem muitos modelos de vários fabricantes, tanto nacionais quanto importados, com essas características. Esses modelos podem ser construídos em fibra ou madeira balsa ou DEPROM, e podem ser Glow ou elétricos.
Um aeromodelo básico terá 4 canais de comando:
- Profundor - Responsável por fazer o modelo subir ou descer.
- Leme - Responsável por ajudar nas curvas
- Aileron - Responsável por manter a estabilidade das asas
- Aceleração - Controla a aceleração do motor.
Este é um rádio de 4 canais
Entretanto é possível voar um planador com apenas dois canais (profundor e leme) ou mesmo um avião com três canais (leme, profundor e aceleração)
Mas vamos ao que realmente importa vamos conhecer alguns tipos de modelo quanto à propulsão:

- Sem propulsão - Planadores – São modelos com três ou quatro canais de comando, alguns podem ter pequenos motores glow ou elétricos instalados. Há uma vasta diversidade de modelos disponíveis no mercado. Devido ao baixo custo e a grande habilidade de controle que se adquire voando estes tipos de modelo, são altamente recomendáveis para iniciantes. Em alguns planadores também é possível a adaptação de pequenos motores.
Exemplo de Planador

- Propulsão a Elástico -  São de vôo livre, sendo assim não possuindo nenhum tipo de controle, são os mais baratos de se montar e os mais indicados para quem quer começar construindo seu próprio modelo, pois permitem  aos iniciantes conhecer as técnicas de construção de aeromodelos. Recentemente muitos aeromodelistas têm instalado equipamentos de rádio controle nestes pequenos modelos, transformando-os em excelentes aeromodelos escala elétricos.
Exemplo de Modelo a Elástico

- Propulsão Glow (combustão) – Uma das modalidades mais praticadas pelos aeromodelistas, dentro desta categoria se encaixam modelos Acrobáticos, Escala, e Treinadores. Os motores se classificam por  polegada cúbica e são movidos por uma mistura de Metanol, Óleo e Nitrometano,  os motores mais indicados para os iniciantes são os motores .40 ou .46 Pol Cúbicas. Geralmente são modelos grandes e necessitam de bastante espaço para voar, ou seja, precisam de uma pista para pousos e decolagens, sendo então necessária uma certa infraestrutura  básica para tal.
Exemplo de Treinador Asa Alta Glow

- Propulsão Elétrico – Não perde em nada para os modelos Glow, a duração de vôo e os comandos são exatamente iguais, sendo sua única diferença a motorização e o tamanho. Ë uma categoria bastante indicada para iniciantes, pois permite construir modelos por até a metade do preço do que se gastaria para construir um modelo Glow. Também permite a adaptação de outros modelos, como os movidos a elástico, por exemplo, sendo assim possível construir modelos escala por preço bem reduzido. Uma outra vantagem dos elétricos devido ao seu tamanho reduzido é que podem ser voados em pequenos espaços, como quadras cobertas, ou descampados, sendo assim não necessitam de toda a estrutura que os modelos Glow necessitam.
Exemplo de Modelos Elétricos
Existem muitos prós em contras dentre todas estas categorias e subcategorias que envolvem cada uma delas. Cada modelista escolhe aquela da qual se sente mais confortável.
Qualquer categoria de modelismo envolve riscos, um aeromodelo descontrolado pode provocar um acidente muito grave, portanto é extremamente recomendável que se comece indo a algum clube para fazer amizades, pois em um clube é provável que  você encontre um bom aeromodelista disposto a ajudar sem cobrar nada, muitos até ensinam a voar sem cobrar um centavo ! Procurar se informar é sempre a escolha certa !

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