quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Modalidades do Aeromodelismo
O Aeromodelismo é um lazer reconhecido oficialmente como esporte. A complexidade e sobretudo o alto nível técnico dos materiais utilisados compõem uma excelente combinação.
O Aeromodelismo divide-se em várias grandes famílias a saber  :
  • O vôo Livre
  • O vôo circular (VCC)
  • O vôo radio-comandado
  • As maquetes (Escala)
  • Os modelos elétricos

O VÔO LIVRE




 O vôo livre é a forma mais antiga do aeromodelismo, uma vez que para o seu início não há a necessidade de nenhum elemento de alta tecnologia. O vôo livre necessita, entretanto, de um
grande conhecimento da resistência de materiais, da mecânica de vôo. Ao passar dos tempos, os materiais empregados na construção destes modelos sofreram enorme evolução. Os materiais usados atualmente são bastante variados, as madeiras (balsa, pinho, etc), o plático,o poliéster, os materiais compostos (fibra de vidro, carbono, kevlar).
O objetivo do vôo livre é o vôo visando a duração. Quer dizer, a obtenção de um vôo de longa duração é o alvo de cada competição. Os modelos de vôo livre tem como propulsão diferentes meios de acordo com a categoria que vão desde o lançamento com a mão passando pelo arremesso com elásticos de grande comprimento passando também pelo motorização a explosão ou por elástico.
O vôo livre tem como designação internacional todas as categorias começadas por F1x, como segue as seguintes categorias :

  • F1A Planadores : planador do tipo "nórdico"com mais de 2m de envergadura
  • F1B Planador propulsionado por elástico, conhecido como "Wakelfield"  4 minutes de vol
  • F1C Moto-planador com motor de cilindrada 2,5 cm3, subindo à 200 metros em 7 segundos.
  • F1D Modelo de interior (indoors)
  • F1G Planadores atirados por cordão de elástico.
  • F1H Planadores A1
  • F1J Moto modelos classe ½ A, motor de cilindrada reduzida.


O VÔO CIRCULAR





O vôo circular (VCC) é o prolongamento lógico do vôo livre. O vôo circular necessita das mesmas noções que o vôo livre com ainda conhecimentos em micro-motores e em pilotagem.
O princípio do vôo circular é de fazer voar um modelo preso por cabos de aço normalmente (existem ainda outros tipos de cabo) de um comprimento chegando até 21 metros. O piloto controla o aeromodelo por meio destes cabos que por sua vez estão ligados a uma manete utilisada pelo piloto para manobrar o aeromodelo. O piloto pode, portanto, fazer o avião subir e descer simplesmente movendo  a manete na direção correta. Os aeromodelos controlados por cabo são propulsionados por matores que vão deste os de 0,8 cm3 até 10 cm3. Os modelos dedicados a competição de velocidade atingem mais de 30000 RPM e atingem velocidades superiores a 300 Km/h. O vôo circular tem como definição internacional todas as categorias que começam por F2x, a saber :

  • F2A Velocidade
  • F2B Acrobacia - programa de manobras cuja pontuação é feita através de um corpo de juizes.
  • F2C Corrida em conjunto - São realizadas provas com duração de 100 voltas
  • F2D Aviões de Combate - 2 modelos levando uma fita de papel na cauda tentam cortar por intermédio de suas hélices a fita do outro.
  • F2E Nova categoria similar a do F2D mais com motores do tipo diesel.

VÔO RADIO COMANDADO



O vôo rádio comandado é a arte de fazer voar o aeromodelo como um verdadeiro avião miniatura (em comparação ao verdadeiro), sendo ou planador ou mesmo movido a motor a explosão ou outro. O modelo é comandado pelo piloto que permanece no solo e com a ajuda de um transmissor de rádio, faz o avião decolar e pousar e toda uma complexa e inimaginável sequência de figuras que o aeromodelo possa permitir. A pilotagem é inteiramente visual e portanto não comporta nenhum dispositivo de retransmissão até o solo. O vôo rádio-comandado tem como categorias reconhecidas internacionalmente as que começam por F3x, conforme segue:
  • F3A Avião de Acrobacia
  • F3B Planadores de vôo com motor a explosão, lançamento por cataputas, onde o concurso é baseado na duração do vôo, precisão  e velocidade.
  • F3C Helicópteros
  • F3D Aviões de corrida entre pilones (Pylon Race)
  • F3F Planadores de vôo de encosta de montanhas (lançados com a mão)
  • F3I Planadores de võo através de reboques

AS MAQUETES (Escala)

 




As categorias de escala formam uma grande família de categorias. Sendo reservadas a pilotos de alto nível e sobretudo aos construtores proffisionais. De fato, Eles devem ser o mais fiel possível quando da reprodução de seus aviões. Este tipo de modelo representa um investimento entre 3000 e 4000 horas de trabalho e necessita de uma grande documentação sobre o modelo a ser construido. Estes modelos tem como designação internacional as categorias começadas por F4x como segue :
  • F4B Aviões escala controlados por cabos (VCC)
  • F4C Aviões controlados por rádio.
  • F4F Aviões de vôo livre, são os indoors escala

MODELOS ELÉTRICOS





Os modelos elétricos são o conjunto de modelos propulsionados por uma motorização elétrica (geralmente alimentados por baterias nicke-cadmium), cuja potência vai de 10 W até um pouco mais de 1 kW.
Estes modelos tem como designação internacional toda a categória que começa por F5x, conforme abaixo:

  • F5A Aviões Acrobáticos (similar ao F3A)
  • F5B Moto-planadores elétricos de duração, precisão e velocidade.
  • F5C Helícópteros elétricos.
  • F5D Aviões de corrida elétricos (como o Pylon Race descrito anteriormente)

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