O metanol é o ingrediente principal e fornece basicamente a força. O nitro-metano quando acrescentado ajuda na marcha lenta e aceleração do motor, aumentando também sua potência. O óleo de rícino é a fonte de lubrificação do motor, haja vista que este não tem provisão para óleo em seu carter e que portanto o óleo é queimado junto com o combustível, fazendo parte dele.
O metanol é acrescentado por duas razões principais : 1) Pois explode em contato com um elemento incandecente que faz parte da vela do motor e 2) libera mais energia por libra de ar do que a gasolina.
O nitro-metano é acrescentado para dinamizar a potência. Ele aje como um oxidante. Não se costuma usá-lo em grandes quantidades pois é uma substância muito poderosa para que o motor de aeromodelo suporte em grandes quantidades. Também pode ser explosivo se não for tratado com o devido cuidado. Costuma-se usar proporções que vão de 5 até 30%, não sendo difícil encontrar aeromodelistas que o utilisam em maior quantidade. Por outro lado, sua obtenção é mais difícil e seu preço é bem mais elevado do que o álcool metílico.
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