terça-feira, 26 de outubro de 2010



     A mistura do combustível dos aeromodelos é uma combinação básica de 2 elementos principalmente, o álcool metílico (metanol) e o óleo de rícino (mamona). Acrescenta-se ainda em alguns destes combustíveis mas sem ser indispensável, uma quantidade de nitro-metano.
     O metanol é o ingrediente principal e fornece basicamente a força. O nitro-metano quando acrescentado ajuda na marcha lenta e aceleração do motor, aumentando também sua potência. O óleo de rícino é a fonte de lubrificação do motor, haja vista que este não tem provisão para óleo em seu carter e que portanto o óleo é queimado junto com o combustível, fazendo parte dele.
     O metanol é acrescentado por duas razões principais : 1) Pois explode em contato com um elemento incandecente que faz parte da vela do motor e 2) libera mais energia por libra de ar do que a gasolina.
     O nitro-metano é acrescentado para dinamizar a potência. Ele aje como um oxidante. Não se costuma usá-lo em grandes quantidades pois é uma substância muito poderosa para que o motor de aeromodelo suporte em grandes quantidades. Também pode ser explosivo se não for tratado com o devido cuidado. Costuma-se usar proporções que vão de 5 até 30%, não sendo difícil encontrar aeromodelistas que o utilisam em maior quantidade. Por outro lado, sua obtenção é mais difícil e seu preço é bem mais elevado do que o álcool metílico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário